“OS FINS JUSTIFICAM OS MEIOS

Evilazio Ribeiro – Advogado.

 

Nicolau Maquiavel com o livro o Príncipe, aborda um dos tratados políticos mais fundamentais elaborados pelo pensamento humano.

É este livro que sugere a famosa expressão os fins justificam os meios, desde que seja para manter-se como autoridade, entretanto a expressão não se encontra no texto, mas tornou-se uma interpretação tradicional do pensamento maquiavélico.

Suas considerações e recomendações aos governantes sobre a melhor maneira de administrar o governo caracterizam a obra como uma teoria do Estado moderno. Uma leitura apressada ou enviesada de Maquiavel pode levar-nos a entendê-lo como um defensor da falta de ética na política, em que "os fins justificam os meios". Para entender sua teoria é necessário colocá-lo no contexto da Itália renascentista.

Politicamente o ano de 2012 será extremamente perigoso, período que se inicia no dia 1º de abril, lembrado como dia da mentira, até o domingo, dia 7 de outubro, data provável das próximas eleições. Nesse período, muitos candidatos a cargos eletivos vestirão peles de cordeiros, porque sempre estarão inventando um novo processo para enganar suas vítimas, os eleitores. Mentirão tanto que, como é comum nos mentirosos, acabarão acreditando nas mentiras que pregaram. Esse comportamento é usual nos governos ditatoriais, pois o ditador se achando eficiente, ilibado e justo, e passa a acreditar em sua própria mentira, convencendo-se, pretensiosamente, de que é a única pessoa capaz de governar o seu povo e levá-lo ao progresso. O preço desse convencimento costuma ser trágico! Tenho observado que muitos candidatos que se apresentam ao eleitorado pertencem a essa classe e utilizam os mesmos métodos. Aprendi que o Candidato tem como imagem: ser atencioso; cordato; elegante no vestir; correto no expressar; entender de tudo e, paradoxalmente, ser recriminador de atitudes desonestas. Sugiro que visualizem as figuras de muitos candidatos que já vieram pedir o seu voto. Eles não tinham essas mesmas posturas? Entretanto, muitos deles, no decorrer de seus mandatos, agiram com frequentes agressões às regras da ética e da cidadania cometendo improbidades administrativas.

Conclui-se que muitos candidatos a cargos eletivos vão fazer juramento de conduta ilibada, porém, se eleitos, vão cometer atos indecorosos de vários feitios, como também deixarão de cumprir as promessas feitas nos seus vários discursos, desiludindo quem o elegeu. Concorda caro eleitor?
Sendo velho eleitor, baseio minha opinião em ter participado de muitos eleições, como eleitor, e de ter acompanhado nesses longos anos de existência a atuação de centenas de eleitos. Poucos não me desiludiram! Posso contar nos dedos!
Os erros mais frequentemente que cometemos são: eleger alguém que não conhecemos pessoalmente; desconhecendo o seu caráter; alicerçar nossa escolha em cima de suas juras e promessas nos palanques; sem avaliar se as mesmas são realizáveis; seguir a indicação de amigos, como se eles não fossem iludíveis, como nós. Como precaução afirmo: “CUIDADO, PORQUE O MUNDO ATUAL EXISTE GENTE HONESTA!”.

Exibições: 15

Comentar

Você precisa ser um membro de CENPESJUR para adicionar comentários!

Entrar em CENPESJUR

Orientações formuladas pela Professora Sílvia Mota

Membros

Aniversários

Não há aniversários hoje

Últimas atividades

Sílvia Mota postou discussões
14 Set, 2016
Sílvia Mota postou uma discussão

SITES JURIDICOS DIVERSOS

1 LEGISLAÇÃO ON-LINE AMATRA X:…Ver mais...
9 Set, 2016
Sílvia Mota postou discussões
4 Set, 2016
Sílvia Mota postou discussões
1 Set, 2016
Ícone do perfilCENPESJUR tem agora aniversários
1 Set, 2016
Sílvia Mota respondeu à discussão JURISPRUDENCIA - DEFESA AO DIREITO DO CONSUMIDOR de Sílvia Mota
"01/09/2016 - 15:43 | Fonte: TJDFT Consumidora encontra larvas em bombom e deverá ser…"
1 Set, 2016
Sílvia Mota postou discussões
31 Ago, 2016
Sílvia Mota postou fotos
27 Ago, 2016
Posts no blog por Sílvia Mota

Violência de gênero: a mulher em foco

Violência de gênero: a mulher em focoProfessora Sílvia M. L. MotaPoeta e Escritora do Amor e da…Ver mais...
27 Ago, 2016
Posts no blog por Sílvia Mota

Construções dogmáticas do Direito

CONSTRUÇÕES DOGMÁTICAS DO DIREITO Professora Sílvia Mota Poeta e Ecritora do Amor e da Paz - resumo…Ver mais...
28 Jun, 2016
Sílvia Mota postou um vídeo

Juízo (Jovens infratores no Brasil) - Documentário de Maria Augusta Ramos.

Lista de reprodução "Documentários, entrevistas..." do canal YouTube CarlosAlbertoDidier. Documentário "Juízo" (2007), de Maria Augusta Ramos, que projeta um...
8 Jun, 2015
Sílvia Mota postou discussões
15 Mar, 2015
Posts no blog por Sílvia Mota
24 Nov, 2014
Posts no blog por Sílvia Mota
24 Jan, 2014
Posts no blog por Sílvia Mota
21 Jan, 2014
Posts no blog por Sílvia Mota
18 Jan, 2014

A REDE E MÍDIAS SOCIAIS

Sobre a Plataforma Lattes

É possível registrar, na Plataforma Lattes, os textos científicos publicados na Rede CENPESJUR.

Quando se realiza o login na Plataforma Lattes, do lado direito da tela aparece uma janela com a pergunta: "O que você quer registrar?" com a listagem dos tipos de publicações a serem registradas. Entre essas, consta: "Redes Sociais, Websites, Blogs", onde o autor deverá clicar. A partir daí abrirá uma janela, na qual se realizará o registro. É necessário preencher todos os espaços.
Conteúdo da Rede

Resenhas, Artigos, Monografias, Dissertações e Teses abordando temas de ponta do mundo jurídico; palestras, resumos, apostilas, entre outras informações ligadas à inquietação intelectual de caráter jurídico. Para além disso, expõe-se orientações metodológicas, regras da ABNT interpretadas e exemplificadas, bibliografias temáticas e sites relacionados a cada área.

Mídias Sociais

Eventos

Belas Letras Belas - ATIVIDADES

© 2020   Criado por Sílvia Mota.   Ativado por

Relatar um incidente  |  Termos de serviço

hospedagem de sites
hospedagem de sites
*****************************************