O que é Filosofia?

Trecho da obra

Pesquisa jurídica como arte do pensamento criador

da autoria de Sílvia Mota

A palavra filosofia, de origem grega (Φιλοσοφία) - atribui-se ao filósofo grego Pitágoras a criação do termo - é composta de duas outras: philo e sophia. O termo philo deriva-se de philia significando amizade, amor fraternal, respeito entre os iguais; sophia, por sua vez, quer dizer sabedoria e dela provém a palavra sophos referente ao sábio. Em estribilho, filosofia significa amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber. É filósofo quem ama a sabedoria, tem amizade pelo saber, almeja saber.

A Ciência sucumbe ante a necessidade de explanar o sentido geral do universo e o Ser Humano busca essa explicação através da Filosofia, ambicionando dar às suas dúvidas, respostas que não ficam adstritas a um determinado campo da realidade, mas, ao contrário, procuram atingir conceitos de valor universal.

A capacidade de meditação do homem origina o conhecimento filosófico. Quem filosofa valora. Seu único instrumento é, pois, o raciocínio lógico. O filósofo interpreta a realidade tendo como tema central o Ser Humano e suas relações com o Universo. Através de seu raciocínio, ultrapassa os limites da Ciência, uma vez que não lhe é exigida a comprovação concreta da sua interpretação. Disso resulta ser a concepção filosófica especulativa, não oferecendo soluções definitivas aos diferentes questionamentos formulados pela mente humana. É rigorosa e coerente, mas não se deixa enganar pela certeza, constituindo-se em cogitação radical acerca do fato do Ser Humano.

 

Exibições: 4

Comentar

Você precisa ser um membro de CENPESJUR para adicionar comentários!

Entrar em CENPESJUR

Membros

Aniversários

Não há aniversários hoje

Fotos

Carregando...

A REDE E MÍDIAS SOCIAIS

Sobre a Plataforma Lattes

É possível registrar, na Plataforma Lattes, os textos científicos publicados na Rede CENPESJUR.

Quando se realiza o login na Plataforma Lattes, do lado direito da tela aparece uma janela com a pergunta: "O que você quer registrar?" com a listagem dos tipos de publicações a serem registradas. Entre essas, consta: "Redes Sociais, Websites, Blogs", onde o autor deverá clicar. A partir daí abrirá uma janela, na qual se realizará o registro. É necessário preencher todos os espaços.
Conteúdo da Rede

Resenhas, Artigos, Monografias, Dissertações e Teses abordando temas de ponta do mundo jurídico; palestras, resumos, apostilas, entre outras informações ligadas à inquietação intelectual de caráter jurídico. Para além disso, expõe-se orientações metodológicas, regras da ABNT interpretadas e exemplificadas, bibliografias temáticas e sites relacionados a cada área.

Mídias Sociais

View Sílvia Mota ***'s profile on LinkedIn
 
   
 

© 2017   Criado por Sílvia Mota.   Ativado por

Relatar um incidente  |  Termos de serviço

hospedagem de sites
hospedagem de sites
*****************************************