Mundo natural e mundo cultural: breve reflexão

MUNDO NATURAL E MUNDO CULTURAL: BREVE REFLEXÃO
Sílvia Mota a Poeta e Escritora do Amor e da Paz

 

A fundamental característica do ser humano é a inteligência, que o torna fortemente cônscio dos seus valores. Sob esta acepção, encontra-se adstrito a dois mundos diferentes: o mundo da realidade, onde simplesmente busca as oferendas da Natureza; e o mundo cultural, através do qual transforma a realidade fática e produz ininterrupta Cultura, compreendida como peculiar engenho intelectual do ser humano.

Através de lucubrações intelectuais, materiais ou espirituais, visa o ser humano modificar a Natureza ou a si mesmo e no gozo da sua liberdade decide-se por um determinado projeto de vida. Mas, conquanto seja único e irrepetível, não se encontra isolado no mundo, fechado em si mesmo. Ao contrário, convive com os demais, aos quais precisa respeitar e por parte dos quais merece respeito. Neste passo desvenda a existência como coexistência, que, por sua vez, lhe impõe direitos e deveres.

Para instituir limites à liberdade humana e manter o equilíbrio social exsurge o Direito, cujo alicerce é a própria vida humana, exclusiva e imanente de todas as coisas, compreendida sob total magnitude. Ao levar em conta a tradição e os valores sociais considerados universais, o Direito adeja na esfera cultural do pensamento humano e ostenta o jaez de Ciência Social,  porque se modifica de acordo com as necessidades do indivíduo e estabelece valores supremos que lhe iluminam o espírito e legitimam os atos, quando inserido se encontra no mundo social.

Sílvia Mota a Poeta e Escritora do Amor e da Paz

Exibições: 20

Comentar

Você precisa ser um membro de CENPESJUR para adicionar comentários!

Entrar em CENPESJUR

Membros

Aniversários

Não há aniversários hoje

Fotos

Carregando...

A REDE E MÍDIAS SOCIAIS

Sobre a Plataforma Lattes

É possível registrar, na Plataforma Lattes, os textos científicos publicados na Rede CENPESJUR.

Quando se realiza o login na Plataforma Lattes, do lado direito da tela aparece uma janela com a pergunta: "O que você quer registrar?" com a listagem dos tipos de publicações a serem registradas. Entre essas, consta: "Redes Sociais, Websites, Blogs", onde o autor deverá clicar. A partir daí abrirá uma janela, na qual se realizará o registro. É necessário preencher todos os espaços.
Conteúdo da Rede

Resenhas, Artigos, Monografias, Dissertações e Teses abordando temas de ponta do mundo jurídico; palestras, resumos, apostilas, entre outras informações ligadas à inquietação intelectual de caráter jurídico. Para além disso, expõe-se orientações metodológicas, regras da ABNT interpretadas e exemplificadas, bibliografias temáticas e sites relacionados a cada área.

Mídias Sociais

View Sílvia Mota ***'s profile on LinkedIn
 
   
 

© 2017   Criado por Sílvia Mota.   Ativado por

Relatar um incidente  |  Termos de serviço

hospedagem de sites
hospedagem de sites
*****************************************