É fundamental no século XXI que todo pesquisador do Direito que investige detrminados assuntos e/ou temáticas nos mais diversos ramos e áreas jurídicas que se valha para efeitos de se lograr exito na elaboraçao de seu trabalho científico de forma tal a torná-lo completo e aprofundado de áreas extra-jurídicas tais como disciplinas sociológicas, antropológicas, históricas, econômicas e até psicológicas. e essa uma tendência a da inter ou transdisciplinariedade que está se consolidando cada vez mais no século XXI tanto no Brasil como em muitos outros países do mundo. Por conseguinte a formaçao bem como a orientaçao pedagógica do pesquisador jurídico do século XXI deve-se pautar sempre mais pelo vies da transdisciplinariedade. Daí a razao de as disciplinas propedeuticas tais como a sociologia, a antropologia, a história e a economia  adquirirem cada vez mais importancia no ambito do ensino jurídico brasileiro do novo século recentemente iniciado. Além disso, esse fato é facilmente explicavel e compreensível tendo-se em vista tanto o reconhecido fato de que o Direito é m fato social como que a sociedade global pós-moderna do século XXI esta se tornando cada vez mais complexa, dinamica e mtável, fato esse último que enseja maiores e mais aprofundados estdos de cunho sociológico, antropológico, histórico e economico aliado aos estdos especificamente jurídicos nas mais diversas situaçoes e circnstancias objetos de estudo dos mais diversos trabalhos de investigaçao científica dos pesquisadores jurídicos do século XXI.

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