BASES DE DADOS PARA A PESQUISA CIENTÍFICA

 

BDENF - Base de Dados de Enfermagem: é uma base de dados bibliográficas especializada na área de Enfermagem. É desenvolvida pela Biblioteca J. Baeta Vianna, do Campus da Saúde/UFMG. Nasceu em 1988, numa tentativa de facilitar o acesso e a difusão das publicações da área, normalmente ausentes das bibliografias nacionais e internacionais. Desenvolveu-se com o patrocínio do PRODEN - Programa de Desenvolvimento da Escola de Enfermagem / UFMG e convênio estabelecido com o Centro Latino Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde - BIREME, com o compromisso de alimentar a Base de Dados LILACS. Inclui referências bibliográficas e resumos de documentos convencionais e não convencionais, tais como: livros, teses, manuais, folhetos, congressos, separatas e publicações periódicas, gerados no Brasil ou, escritos por autores brasileiros e publicados em outros paises. Uma Sub-Rede Brasileira de Informação em Enfermagem - SURENF, da qual a Biblioteca J. Baeta Vianna é coordenadora, se encarrega da coleta, processamento e armazenamento de informações pertinentes ao tema, mantendo esta base de dados constantemente atualizada. Supre a ausência de uma Bibliografia Brasileira de Enfermagem, incluindo também documentos retrospectivos.

 

BIBLIOTECAS VIRTUAIS TEMÁTICAS.

 

BIBLIOTECA VIRTUAL DE CIÊNCIAS SOCIAIS.

 

BIBLIOTECA VIRTUAL DE LITERATURA.

 

BIBLIOTECA VIRTUAL DOS NOTÁVEIS: traz os mais renomados autores da atualidade.

 

BIBLIOTECA VIRTUAL MULHER.

 

CAPES: o portal brasileiro de informação científica. Interessante e muito útil para professores, pesquisadores e estudantes no Brasil. A CAPES tem artigos de praticamente todas as áreas de estudo com acesso GRATUITO. O portal fornece acesso a milhares de periódicos científicos de praticamente todas as áreas de estudo  (vários nacionais e internacionais de ciências humanas, ciências sociais aplicadas, etc.). Proponho que divulguemos mais o portal, que é uma fonte riquíssima de conhecimento científico.

 

CNEN: Ministério da Ciência e tecnologia: periódicos por área do conhecimento.

 

COMUT: programa de comutação bibliográfica. O COMUT trabalha de acordo com a Lei dos Direitos Autorais.

 

COCHRANE: coleção de fontes de informação de boa evidência em atenção à saúde, em inglês. Inclui as Revisões Sistemáticas da Colaboração Cochrane, em texto completo, além de ensaios clínicos, estudos de avaliação econômica em saúde, informes de avaliação de tecnologias de saúde e revisões sistemáticas resumidas criticamente.

 

DOMÍNIO PÚBLICO: base de dados de livros, artigos científicos, monografias, dissertações de mestrado, teses de doutorado entre outras publicações. Textos completos.

 

LEYES - Legislação Básica de Saúde da América Latina e Caribe: é uma base de dados coordenada pelo Sistema de Documentação sobre Legislação Básica do Setor de Saúde na América Latina e Caribe - Desarrollo de Politicas de Salud (HSP/OPAS - Washington, USA). Contém referências bibliográficas da legislação básica em saúde vigente em mais de trinta paises da América Latina e do Caribe. A informação contida nesta base de dados foi extraída em sua maior parte dos registros do Indice Legislativo Latino-americano mantido pela Divisão de Direito Hisponico da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, com exceção das disposições constitucionais e dos códigos de saúde/sanitários.

 

LILACS - Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde: é uma base de dados cooperativa do Sistema BIREME e que compreende a literatura relativa às Ciências da Saúde, publicada nos países da Região, a partir de 1982. Contém artigos de cerca de 670 revistas mais conceituadas da área da saúde, atingindo mais de 350 mil registros, e outros documentos tais como: teses, capítulos de teses, livros, capítulos de livros, anais de congressos ou conferências, relatórios técnico-científicos e publicações governamentais.

 

MEDLINE - Literatura Internacional em Ciências da Saúde: é uma base de dados da literatura internacional da área médica e biomédica, produzida pela NLM (National Library of Medicine, USA) e que contém referências bibliográficas e resumos de mais de 4.000 títulos de revistas publicadas nos Estados Unidos e em outros 70 países. Contém aproximadamente 11 milhões de registros da literatura desde 1966 até o momento, que cobrem as áreas de: medicina, biomedicina, enfermagem, odontologia, veterinária e ciências afins. A atualização da base de dados é mensal.

 

PDQ - Physician Data Query: é uma base de dados que contém informação sobre prevenção, detecção e tratamento do câncer. PDQ inclui também informação sobre genética, cuidados médicos de apoio, medicina complementar e alternativa. É um serviço do Instituto Nacional del Câncer (Instituto Nacional do Câncer) para pessoas com câncer e familiares, para médicos, pessoal de enfermaria e outros profissionais da medicina.

 

PROSSIGA: excelente base de dados disponibilizada pelo ministério da ciência e tecnologia. Inesgotável fonte de informações úteis a todos os professores.

 

PUBMED - Serviço de U.S. National Library of Medicine: inclui aproximadamente 17 milhões de citações de MEDLINE,de revistas de ciências da vida e artigos de biomedicina desde 1950. PubMed fornece links para artigos completos e para outros recursos relacionados.

 

BVS - Biblioteca Virtual em Saúde: portal de textos completos.

 

 

SciELO: Scientific Electronic Library Online (Biblioteca Científica Eletrônica em Linha): é um modelo para a publicação eletrônica cooperativa de periódicos científicos na Internet. Especialmente desenvolvido para responder às necessidades da comunicação científica nos países em desenvolvimento e particularmente na América Latina e Caribe, o modelo proporciona uma solução eficiente para assegurar a visibilidade e o acesso universal a sua literatura científica, contribuindo para a superação do fenômeno conhecido como 'ciência perdida'. O Modelo SciELO contém ainda procedimentos integrados para medir o uso e o impacto dos periódicos científicos.

Exibições: 8

Responder esta

Membros

Aniversários

Não há aniversários hoje

Fotos

Carregando...

A REDE E MÍDIAS SOCIAIS

Sobre a Plataforma Lattes

É possível registrar, na Plataforma Lattes, os textos científicos publicados na Rede CENPESJUR.

Quando se realiza o login na Plataforma Lattes, do lado direito da tela aparece uma janela com a pergunta: "O que você quer registrar?" com a listagem dos tipos de publicações a serem registradas. Entre essas, consta: "Redes Sociais, Websites, Blogs", onde o autor deverá clicar. A partir daí abrirá uma janela, na qual se realizará o registro. É necessário preencher todos os espaços.
Conteúdo da Rede

Resenhas, Artigos, Monografias, Dissertações e Teses abordando temas de ponta do mundo jurídico; palestras, resumos, apostilas, entre outras informações ligadas à inquietação intelectual de caráter jurídico. Para além disso, expõe-se orientações metodológicas, regras da ABNT interpretadas e exemplificadas, bibliografias temáticas e sites relacionados a cada área.

Mídias Sociais

View Sílvia Mota ***'s profile on LinkedIn
 
   
 

BIODIREITO - ATIVIDADES

© 2017   Criado por Sílvia Mota.   Ativado por

Relatar um incidente  |  Termos de serviço

hospedagem de sites
hospedagem de sites
*****************************************